Entre em Contato

11 3057.3003

Vacinas


Importante! Vacine-se!

A vacinação continua


->Poliomielite, Sarampo e Gripe

•Poliomielite

A baixa adesão à vacina em 2018 preocupa o Ministério da Saúde. Livre desde 1990 da poliomielite, o Brasil corre o risco de voltar a sofrer com a doença, também conhecida como paralisia infantil. O alerta vem do próprio Ministério da Saúde, que apontou 312 municípios de diferentes estados em que a cobertura vacinal está abaixo dos 50% entre crianças menores de 1 ano de idade.

É uma doença causada pelo Poliovírus, que acomete mais frequentemente crianças com menos de 4 anos, embora também possa atingir adultos.

Na maioria das vezes, os sintomas são considerados leves. Febre, dor de garganta, náusea, vômito, constipação e dor abdominal estão entre eles.

Todas as crianças menores de cinco anos de idade têm que ser vacinadas, conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual. É uma questão de responsabilidade social.

•Sarampo

A prefeitura de Manaus decretou situação de emergência por 180 dias em razão do surto de sarampo registrado no estado, principalmente na capital. No Amazonas, até 20 de junho, foram confirmados 263 casos da doença, enquanto 1 368 permanecem em investigação e 125 foram descartados. Das 1 756 notificações registradas no estado, 82,1% (1 441) ocorreram em Manaus.

Há risco de o sarampo espalhar para o resto do Brasil?

Em março a situação não era muito preocupante mas, sem uma ótima cobertura vacinal, há sim uma probabilidade de o sarampo voltar a circular com força no Brasil.

•Gripe

A campanha de imunização promovida pelo Ministério de Saúde começou no dia 23 de abril, mas a adesão foi baixa e muitos ainda não receberam a vacina.

Se você quer se vacinar, basta nos procurar para tomar a sua dose. Assim, você se resguarda e ainda diminui a probabilidade de repassar o vírus influenza, causador da gripe, para seus familiares e amigos.

É indicado para todas as pessoas com mais de 6 meses de vida – e que não tenham contraindicações.

A vacina oferecida é uma versão quadrivalente, que imuniza contra quatro cepas diferentes de vírus (geralmente o H1N1, o H3N2 e os influenzas do tipo B da linhagem Victoria e Yamagata).