Atenção a Sua Alimentação No Verão!

Atenção a sua alimentação no verão!

Com a chegada das férias, comemorações e recesso de final de ano muitas pessoas tiram esses dias de descanso para viajar às praias, clubes e campos.

Mas, para curtir o verão sem riscos à saúde, não devemos nos descuidar da alimentação. Nessa época do ano são registrados em média um aumento de 20% no número de atendimentos em pronto-socorros e hospitais do Brasil devido a intoxicações alimentares e ingestão de alimentos mal armazenados e estragados que causam vômitos, diarréia, desidratação, mal-estar, entre outros malefícios.

Os cuidados com a alimentação devem ser reforçados para que não haja a ingestão de alimentos contaminados e que trazem riscos à saúde. É por meio de práticas simples e um controle adequado da ingestão dos alimentos que podemos evitar problemas gastrointestinais, infecções e intoxicações alimentares.

Os cuidados com a comida fora de casa precisam ter atenção redobrada no verão. É importante verificar a higiene e limpeza dos carrinhos, isopores, utensílios, bem como a forma de armazenamento dos produtos que são vendidos nas praias, além do uso de luvas e roupas adequadas para o manuseio seguro dos alimentos.

O ideal é consumir alimentos leves, de fácil digestão, que auxiliem na reposição de água e sais minerais perdidos na transpiração em praias e piscinas.

É sempre válido levar água, sucos, frutas, lanches e biscoitos para praias ou clubes, especialmente com crianças. Além de economizar, você garante a procedência e higiene dos alimentos.

Já no caso de crianças, em que os pais possuem uma certa dificuldade para inserir alimentos saudáveis nesses ambientes, o ideal é negociar um limite diário para o consumo de alimentos calóricos, ricos em gordura e açúcar. O ideal é não deixar as crianças comerem apenas petiscos e oferecer bastante água, frutas picadas, bolachas simples e lanches para que a alimentação fique mais equilibrada. Antes de ir à praia prepare um café da manhã completo para as crianças e faça ao menos uma refeição completa ao dia.

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Fonte: Dra. Marisa B. Thompson – Nutricionista e Nutróloga

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