Alimentos Aliados

Frutas: o limão e a laranja contam com grande quantidade de vitamina C, assim como acerola, goiaba, mamão e tangerina, também conhecida como mexerica e bergamota, em algumas partes do país. Mas há outras opções ricas em antioxidantes e nutrientes que favorecem o sistema imunológico. É o caso das frutas vermelhas, como morango, amora, mirtilo, groselha, goji, cereja, açaí e jabuticaba;

  • Fontes de ferro: consumo de alimentos como carnes e vegetais verde-escuros ajudam na absorção da vitamina C;
  • Vegetais: além de contarem com uma variedade de nutrientes e vitaminas do complexo B, são fontes de fibras, colaborando para uma microbiota intestinal saudável;
  • Peixes: salmão e sardinha, por exemplo, são ricos em ômega 3 e ácidos graxos insaturados, que também contam com ação anti-inflamatória e auxiliam na homeostase do sistema imune;
  • Probióticos: é o caso das bactérias benéficas disponíveis em iogurtes e também no kefir e na kombucha;
  • Prebióticos: alguns dos mais importantes são as fibras alimentares presentes em leguminosas, frutas e grãos, farinhas e farelos integrais;
  • Própolis e cúrcuma: esses alimentos são potencialmente anti-inflamatórios e estudos apontam evidências de que auxiliam no funcionamento do sistema imune.

 

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Quais São as Preocupações ao Preparar Comida em Casa ?

As principais dicas a serem lembradas ao cozinhar em casa são lavar as mãos o máximo possível e não preparar alimentos para os outros se você estiver apresentando sintomas, a menos que seja absolutamente necessário fazê-lo.

Ao manusear ou preparar alimentos, o recomendado é seguir práticas padrão de segurança alimentar, como lavar as mãos e as superfícies com frequência, separar a carne crua de outros alimentos, refrigerar os alimentos e cozinhar os alimentos à temperatura adequada.

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Fatores Que Fortalecem o Sistema Imune

Fatores que fortalecem o sistema imune:

  1. Prática de atividades físicas moderadas regularmente. Mas não durante as viroses e infecções em geral, quando elas devem ser suspensas;
  2. Dieta balanceada e rica em alimentos fonte de antioxidantes;
  3. Hidratação adequada;
  4. Vacinação em dia, inclusive para gripe e sarampo;
  5. Controle do estresse;
  6. Sono de qualidade;
  7. Intestino e microbiota saudáveis

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Alimentação Como Prevenção Funciona ?

Será que fortalecer o sistema imunológico, através da alimentação, pode ser uma das maneiras de se prevenir contra o novo vírus?
Investir em alimentos que fortalecem a imunidade, como vitamina C evita contrair a doença do coronavírus, a COVID-19?

Nenhum suplemento ou alimento isolado é capaz de melhorar a imunidade.
O nosso sistema imunológico é complexo e requer mais do que um alimento específico para se manter forte. O recomendado é ter um estilo de vida saudável, consumir alimentos saudáveis, se hidratar, ter um sono adequado, não se estressar muito e fazer exercícios

Não adianta tomar um suco de laranja e achar que seu sistema imunológico está forte. É necessário ter um estilo de vida saudável e uma dieta regrada.

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Saúde Reprodutiva Masculina

Você sabia que o estado nutricional e o estilo de vida masculino também exercem grande influência sobre a fertilidade?

O conjunto de hábitos inadequados podem afetar a saúde reprodutiva masculina. Acredita-se que os efeitos desses hábitos possam interferir negativamente na produção do sêmen, bem como na qualidade, quantidade e motilidade dos espermatozoides. Essas situações podem ocasionar alterações no funcionamento do sistema reprodutor e interferir negativamente na saúde reprodutiva de homens e mulheres.

 

 

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10 Motivos Para Tomar Aguá de Coco

Tomar a água de coco é uma ótima forma de se refrescar num dia quente ou repor os sais minerais perdidos através do suor numa atividade física. Tem poucas calorias e praticamente nenhuma gordura e colesterol, tendo mais potássio que 4 bananas.

A água de coco é especialmente indicada para ser tomada durante a atividade física mas é uma boa pedida para se refrescar na praia. Por ser uma bebida desportiva natural pode ser consumida por pessoas de todas as idades, inclusive bebês e não tem contraindicações, sendo ótima para curar a ressaca e se livrar das pedras nos rins.

1. Hidratar o corpo
2. Combate a ressaca
3. Melhora o funcionamento renal
4. Não engorda
5. Limpa a pele
6. Melhora a digestão
7. Ajuda a controlar a pressão
8. Combate o colesterol
9. Combate as caibras
10. Melhora o trânsito intestinal




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Hidratação

Atenção! Devido ao calor excessivo nesta época do ano, o corpo tende a perder uma quantidade muito maior de líquido e você corre o risco de ficar desidratado. Isso pode afetar seu metabolismo e provocar problemas como pressão baixa e tontura. Contudo, não é sempre que temos água, refrescos ou sucos por perto ao longo do dia. Por isso, uma boa alternativa para manter a saúde neste verão é complementar a ingestão de líquidos com o consumo de alimentos que ajudam a hidratar o organismo.

Lembrando que a ingestão de líquidos não pode ser substituída. Mas, o consumo de alimentos que possuem água em grande quantidade ajuda a manter os líquidos e sais minerais que perdemos durante a transpiração.




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Mais Curiosidades

Houve uma diminuição na taxa de fertilidade da população mundial, você sabia?

Com isso, o aumento pela procura por tratamentos para melhorar essa condição e o número de pesquisas na área cresceu.

Diferentes estudos afirmam que a obesidade (IMC maior que 25 kg/m2), condições de sobrepeso e o baixo peso (IMC menor que 17 kg/m2) em mulheres, estão associados a um aumento da infertilidade ou a desfechos gestacionais indesejados.




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Reeducação Alimentar e a Fertilidade

Você sabia que quando um dos membros do casal necessitar de reeducação alimentar como tratamento de infertilidade, é recomendado que ela seja aplicada a ambos?

Um casal saudável tem mais chances de engravidar. Além de ser uma ótima maneira de fortalecer os laços do casal em um projeto que é de ambos.

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Alimentação e Fertilidade

Você sabia que o estilo de vida e o estado nutricional podem causar grande influência na fertilidade, tanto feminina quanto masculina?

Seu conjunto de hábitos e práticas diárias, como elevado consumo alcoólico, tabagismo, sedentarismo e consumo alimentar inadequado, pode afetar a saúde reprodutiva de ambos.

Atenção! Quando nós propomos alterações na sua rotina, como atividade física, reeducação alimentar e cessação do tabagismo, é importante salientar que a família deve se juntar às mudanças, visando o aumento da chance de sucesso. A maior taxa de sucesso em intervenções desse tipo quando são executadas com o apoio de todos ao redor da pessoa.

Fonte: CAMBIAGHI, Arnaldo. Fertilidade e Alimentação.

 

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